terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Retrô Agridossiê: Livros de 2014 - Parte 2

Tá acabando! Mas primeiro que o fim de 2014, vamos finalizar nossa lista de retrospectiva de livros!

Peraí, aaaantes, o Agridossiê não pode deixar de agradecer a todos que acompanham o blog e acreditam no nosso projeto! :)
Estamos no começo ainda, e o apoio dos leitores foi fundamental para nos motivas a continuar!
Garantimos que tem muita novidade para 2015! Já estamos com as ideias em andamento, portanto, permaneçam conosco e confiram o que reservamos para nossos leitores queridos!
Já desejamos a todos um Feliz Ano Novo, e, lógico, uma ótima leitura! ;)


Encontrando Deus Em O Hobbit
Autor: Jim Ware
Editora: Vida Melhor S.A
Fãs de Tolkien vão me entender. Estava saindo da Bienal, quando olhei apenas para o nome "Hobbit" e já cai de amores pelo livro. Jim mostra ensinamentos cristãos presentes no clássico do senhor Tolkien.
Assim como Bilbo Bolseiro que saiu de sua zona de conforto e ingressou em uma grande aventura cheia de desafios com um propósito maior, assim é com todos (ou quase todos), nos vemos desafiados a sair de nossa zona de conforto em busca de crescimento ou algo maior a ser alcançado.
Vários trechos de “O Hobbit” são mencionados, e os ensinamentos tirados do livro torna a leitura muito agradável. É uma viagem à Terra Média para mostrar que assim como tinha um plano maior na vida de Bilbo, existem planos maiores para cada um. 
"Nenhuma criança deveria crescer num mundo sem hobbits." 
A Filha Do Capitão
Autor: José Rodrigues Dos Santos
Editora: Record
Comprei esse lindo na Bienal Brasil do Livro e da Literatura que rolou aqui em Brasília.  Fiquei naquela "levo, não levo" e levei. Apenas que é O MELHOR LIVRO QUE EU LI EM 2014. 560 páginas de puro amor. Boatos que eu amei a história por conta de uma fase francesa ai (passou...passou...), mas eu nunca vibrei tanto com um livro.
A história começa a ser narrada na infância e adolescência de Afonso Brandão em Portugal, e de Agnès Chevallier na França. Afonso era de família muito pobre. Com a ajuda de dona Izilda, simplesmente para afastá-lo de sua filha Carolina, foi para o seminário mas não tinha vocação para ser padre. Então, novamente com a ajuda de dona Izilda, foi estudar na Escola do Exército, subindo de posto anos mais tarde. Agnès cresceu em uma cidade no interior da França. Foi para Paris estudar Medicina, onde se casou com um francês (até eu casaria com ele apenas por conta da declaração toda trabalhada no xaveco francês, na página 133, e olha que de conversa mole francesa, eu entendo). Entretanto, logo estoura a Primeira Guerra Mundial, e o resto eu não vou contar. Nem como Agnès e Afonso se apaixonaram loucamente eu não vou contar, só para vocês irem atrás desse livro. Eu já falei que foi o melhor livro que li em 2014?! <3
"Je veux mourir, O ma déesse! En ce beau soir sous ta caresse."
(Eu quero morrer, O minha deusa! Neste lindo anoitecer sob suas carícias.) 
Três Amigas, Todos Os Domingos
Autor: Edward Kelsen Moore
Editora: Rocco
Na verdade, esse livro não é meu (sequestradora de livros das irmãs. Sou dessas). Minha prima comprou para minha irmã no aeroporto, no fim da nossa viagem de férias. (Saudades, Porto!) O título já me chamou atenção, por lembrar muito a amizade entre minhas irmãs e minha prima. E a história do livro é tão divertida e fofa quanto as três. Oooown...
Trata-se de Clarice, Bárbara Jean e Odette, três amigas que se conhecem desde a época da escola, e compartilham as alegrias e tristezas da vida por mais de 40 anos, sempre juntas. Elas vivem o momento mais delicado de suas vidas. Clarice luta para manter o casamento fracassado, Bárbara e suas confusões por conta de um amor da juventude. Odette, a líder do trio, enfrenta um problema de grande proporção, ao mesmo tempo em que descobre um dom herdado da mãe, que inclusive, dá todo um ar misterioso e super divertido à história.
Mesmo diante dos problemas, as amigas não dispensam os encontros de domingo, no mesmo horário, no mesmo restaurante (que é o point do livro) para comerem, fofocar, e terem crises intermináveis de risos seguidos de choro. (Ou seja, minhas irmãs e prima HAHAHAHA). O livro é gostoso de ler, de uma simplicidade enganosa, tema atraente. Não há nada mais sensacional do que amizade que vira irmandade, né?!
"E, para o bem ou para o mal, o som daquela voz sempre me manteve firme em minha posição."
A Queda De Artur
Autor: J.R.R. Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
Primeiramente: J.R.R Tolkien. Um dos melhores escritores de todos os tempos, e o único em meu coração (te amo, Tolkien!).
Só pelo nome do autor, você já sabe que o livro é bom. E sim, ele é perfeito. Mas é bem diferenciado, com uma certa dificuldade de leitura para quem não é acostumado com o vocabulário todo trabalhado no erudito. Impossível não se encantar.
Na primeira parte (escrito pelo senhor Tolkien), ele narra as aventuras do Rei Artur, que foi traído por Modred, que roubou sua coroa e de quebra, levou sua esposa Guinevere e fugiu de Camelot, o amor de Lancelot pela esposa do rei e as batalhas marítimas.
O mais legal da versão brasileira do livro, é que você pode ler o poema tanto em português como em inglês. Lembrando que, o inglês de Tolkien é bem erudito. Já na segunda parte do livro escrito pelo seu filho Christopher, são notas de esclarecimentos, páginas e mais páginas de observações, e informações sobre a construção do poema (como já havia dito, o poema é curto e inacabado.) “A Queda de Artur” é um livro que agrada tanto fãs de Tolkien, quanto apreciadores da antiga Bretanha e da lenda do Rei Artur. Afinal, nem só de Terra Média vivia o pai da fantasia.


Contos Inacabados
Autor: J.R.R Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
O último livro do senhor Tolkien que ainda não havia lido, e uma alma caridosa me presenteou, já ganha várias estrelinhas no quesito capa que é linda (fã é assim mesmo...).
O livro é um conjunto de narrativas esboçadas por Tolkien e publicadas após sua morte, pelo seu filho Christopher. São relatos, correções e complementos das suas obras (O Silmarillion, O Hobbit, O Senhor Dos Anéis).
Conta como foi a jornada de Tuor até sua chegada em Gondolin, a história de Galadriel, mostra a linhagem dos reis de Númenor desde Elros, e outros relatos sobre o Um Anel.
É sem dúvidas, um dos melhores livros de Tolkien, por ter notas explicativas e esclarecedoras de Christopher, principalmente quando se trata de O Silmarillion (tá pra nascer livro mais complicado). O que mais me cativou foi o conto dos filhos de Húrin, meu livro preferido, de uma forma mais completa. O livro não apresenta uma história única, e é um presente para os novos leitores da Terra média. Mas se você ainda não leu nada do senhor Tolkien, não é muito aconselhável que comece por aqui. Fica a dica!
"Não é uma terra que buscam -dizia ela.- Sei o que procuram, mesmo que vocês não lhe pronuciem o nome." 
O Menino Do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Editora: Cia. Das Letras
Já havia assistido ao filme várias vezes, e sempre deixava o livro no fim da lista de leitura. Só me arrependo de não ter colocado na lista de prioridades. John Boyne tratou um assunto tão pesado com uma delicadeza incrível. A capa já diz tudo: simples, mas forte.
O livro tem como cenário a Segunda Guerra Mundial e conta a história de Bruno, um menino de 9 anos, que mudou-se com sua família para um lugar distante de Berlim por conta da promoção do pai, que ocupava um cargo importante no exército de Hitler (no livro, o capiroto...ops! Hitler é mencionado como "Fúria"). Bruno não aceitava a mudança da família, principalmente por estar longe dos amigos. Até que da janela do seu quarto, olha uma cerca, com várias pessoas vestidas com roupas estranhas. Então, começou a sair para "explorar" as proximidades de sua casa. Em uma dessas aventuras, Bruno aproximou-se da cerca do então campo de concentração, e conheceu Shmuel, um garoto judeu. E é bem ai que você tem vontade de entrar no livro e salvar os meninos, ou assistir algo que te faça rir muito logo após a leitura. Ler sobre o nascimento de uma amizade
tão inocente, em meio a algo tão absurdo e cruel como foi o Holocausto, tem sua beleza e reflexão. Recomendo o livro, o filme e recomendo uns lenços, também.
"Você é o meu melhor amigo -disse ele.- Meu melhor amigo par a vida toda." 
E esses foram alguns dos muitos livros que acrescentaram meu ano. 
Podem usar como dicas para leitura, eu deixo!
Queremos saber quais livros marcaram 2014 para vocês, indica pra gente também! 

Torne-se um Seguidor do blog! Na barra lateral direita, tem a opção 'Seguidores', basta clicar, é rapidinho e fácil. :) 
Também estamos no Instagram: @blogagridossie
Comentem, compartilhem e acompanhem nossas postagens!!
Beijos!
Por Rose Monteiro e Agridossiê

2 comentários:

  1. Minha querida desculpe a demora, mas fico super feliz em estar presente.
    Vou fazer uma postagem e colocar como indicação o seu blog.
    Muito obrigada por acompanhar o 3 fasesdalua vou até o seu face bjs

    Selma

    ResponderExcluir
  2. As sinopses ficaram bem legais, parabéns pela lista!! Deu vontade de ler!

    ResponderExcluir