quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Pipoca & Manteiga: 20 anos de Pulp Fiction

      1994 definitivamente foi um ano intenso. O esporte perdia Senna e ganhava uma seleção tetracampeã, a mudança da moeda no Brasil , e o cinema lançava o longa que se tornaria um dos filmes mais influentes da sua história. Siim! Pulp Fiction, o clássico de Quentin Tarantino acaba de completar 20 anos de sua estreia, realizada em 14 de outubro de 1994.

     A produção independente custou uma humilde quantia de  US$ 8,5 milhões, um valor financeiro baixo comparado aos valores dos demais filmes de Hollywood. O mix de três histórias, com as aventuras de dois assassinos profissionais, vividos por John Travolta e Samuel "Fucking" L. Jackson, tornou-se um grande sucesso mundial e referência à cultura pop. Pulp Fiction faturou US$ 214 milhões em bilheteria e concorreu a 7 categorias no Oscar. Tarantino e Avary venceram o prêmio de Melhor Roteiro Original. Também ganharam a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1994.

 "Say 'what' again, I dare you, I double dare you motherfucker"
     E como tudo que envolve Tarantino e Pulp Fiction vira ouro, não poderia ser diferente com os atores do longa. John Travolta (Vicent Vega) que estava à beira do ostracismo, recebeu a indicação ao Oscar de melhor ator. Uma Thurman (Mia Wallace, esposa de Marsellus Wallace) foi indicada ao Oscar de melhor atriz coadjuvante. Bruce Willis (Butch Coolidge) protagonizou alguns dos melhores momentos do filme e ele... Samuel L. Jackson (Jules Winnfield), deu um show de interpretação, e foi indicado ao Ocar de melhor ator coadjuvante.


     Eis algumas curiosidades sobre um dos filmes mais amados do mundo:

· Vicent e Jules invadem o apartamento de Brett para recuperar a maleta de Marsellus. Um garoto que estava escondido os surpreendem com uma arma e atira contra eles. Jules ao olhar para os furos das balas na parede, diz que só não foram atingidos por pura obra divina. Maaas, as marcas das balas já estavam na parede antes do pobre garoto atirar. Acorda, produção!

· Sobre a passagem bíblica que Jules recitou (Ezequiel 25:17)a ideia não partiu da leitura bíblica e sim, de um filme de Kung Fu. Coisas de Tarantino...

· O carro usado por Vicent e Mia pertencia à Tarantino. O mesmo foi roubado durante as gravações do filme. A carteira usada na cena do roubo da lanchonete também era do Tarantino. (Aquela must-have “Bad Mother Fucker”)


· A espada que Butch usou para salvar Marcellus, é a mesma usada em Kill Bill.

· Quando Vicent entrava no banheiro, era melhor fugir para as colinas. Algo ruim sempre acontecia. Quando Mia teve uma overdose, aonde Vicent estava? No banheiro. Quando o casal anuncia o assalto na lanchonete, Vicent estava no banheiro. E até nos momentos finais de vida loka, lá estava Vicent no banheiro!


·A mãe do Tarantino afirmou que ainda na gravidez, ouvia em looping eterno “You Never Can Tell”, de Chuck Berry, aquela música que Vicent e Mia dançaram no Jack Rabbit.


     20 anos depois, Pulp Fiction segue influenciando criações, ganhando fãs, estampando camisetas, mais atual do que nunca, e fazendo seus admiradores (inclusive, eu) vibrarem com "Any of you fuckin' pricks move and i'll execute every one of you motherfuckers!", seguida de Misirlou.


Por Rose Monteiro

Curtiu? Então comentem, compartilhem e acompanhem nossas postagens! <3

Ah, siga-nos no Instagram! Lá também tem novidades e curiosidades! 
Dá uma espiada: @blogagridossie

2 comentários:

  1. minha querida que felicidade de poder estar compartilhando com vc.
    estarei sempre dando um pulinho aqui e esperando vc la no meu cantinho

    bjs

    Selma

    ResponderExcluir
  2. Ameeeeeei este post. Ficou muito bom!
    Parabéns!

    ResponderExcluir